Santo Domingo – República Dominicana

Publicado por

Eu tenho uma mania: sempre que estou em um país diferente, procuro conhecer a sua capital e assim foi com Santo Domingo.

A zona hoteleira de Punta Cana e de La Romana são as partes mais desenvolvidas da República Dominicana e mascaram muito bem a pobreza existente no país. Mas saindo do resort para fora, o que mais encontramos são imigrantes (geralmente vindos do Haiti), trabalhando duro na construção civil (muito forte no país), geralmente na manutenção ou mesmo construção de mais resorts e hotéis. Vi muitos nas ruas!

Como fizemos muitos passeios fora do resort e andamos por outras cidades, consigo dizer com propriedade que a desigualdade no país é um problema sério. Vi muitas famílias andando com 4 ou 5 pessoas em cima de uma moto e ainda por cima, sem capacete. Só em Santo Domingo vi pessoas de capacete. Achei isso bem curioso!

IDIOMA: espanhol.

DIA DA VIAGEM: 08 de novembro de 2016.

MOEDA: peso dominicano (DOP), mas aconselho a levarem dólar americano (USD).

CLIMA: os meses de agosto, setembro, outubro e novembro são quentes e úmidos – é a temporada de furacões. A possibilidade de um furacão estragar as suas férias é remota, mas existe. Foi o que aconteceu comigo! Portanto, fuja da região do caribe nesse período!

POST >> Quer saber como foram nossos dias em Punta Cana? Clique aqui!

 

CITY TOUR – CONHECENDO SANTO DOMINGO:

O transporte da empresa passou no resort para nos buscar às 7:30 da manhã.

Neste dia íamos conhecer a primeira capital das Américas descoberta por Cristóvão Colombo, em meados de 1.493. A história do Mundo Novo começa em Santo Domingo, onde teve a primeira povoação europeia do continente americano. Santo Domingo também é a maior e mais populosa cidade da República Dominicana.

No caminho até a capital do país, passamos em uma lojinha de souvenir em La Romana. Quando comprei o pacote, haviam me informado que passaria no centro histórico da cidade, mais precisamente em Altos de Chavón, o que não aconteceu. Fiquei bem chateada, pois, gostaria de ter conhecido. Após meia hora de parada, seguimos em frente e 1:30 depois chegamos à Santo Domingo.

Assim que entramos na cidade, passamos pelo Museo Faro de Colón ou Farol de Colombo onde encontra-se a tumba com os supostos restos mortais de Cristóvão Colombo (Colón, em espanhol), mas não descemos.

IMG_5448
Museo Faro de Colón

Em frente ao Museu Faro de Colón está o Papa Móvel utilizado pelo Papa João Paulo II quando esteve visitando o país em 1992.

IMG_5446
Papa Móvel

Seguimos para a segunda parada, o Parque Nacional Los Tres Ojos, uma caverna subterrânea com três lagos naturais. Considerado um fenômeno natural raro com águas cristalinas, grande variedade de animais, como morcegos e peixes, e grandes samambaias medindo até 4 metros de altura. Aconselho a fechar um tour com agência, senão o seu passeio por lá não fará sentido algum sem as explicações.

IMG_5428
Parque Nacional Los Tres Ojos
IMG_5420
Parque Nacional Los Tres Ojos

Após sairmos do Parque Nacional fomos para a Zona Colonial, onde encontram-se os principais monumentos e prédios históricos da capital dominicana. Bem em frente à Puerta de San Diego, entrada da Zona Colonial, está o Porto de Santo Domingo, onde desembarcam os turistas vindos de cruzeiros e também cargas e contêiners de diversos países do mundo.

18664658_306888719761038_2242967262615376162_n
Puerta de San Diego – entrada da Zona Colonial

A visita pela Zona Colonial começou pelo Alcazár de Colón, que é uma das residências coloniais mais antigas do país e preserva a memória de Diego Colón, o primeiro residente do local e filho de Cristóvão Colombo. Foi construído em 1.514 e após passar por restaurações, permanece muito lindo com sua famosa fachada branca. A visita é muito válida!

DCIM145GOPRO
Vista do Porto de dentro do Alcazár de Colón

Infelizmente o guia não passou pela Fortaleza Ozama e eu também me esqueci de cobrá-lo. Era a parte que eu mais queria conhecer. Temos que ficar atentos!

Demos uma volta pela Plaza España que fica dentro da Zona Colonial. Passamos pelo Museo de las Casas Reales, mas não entramos porque já estava passando da hora do nosso almoço.

Almoçamos no Hotel Restaurant Saint Nicolas no centro histórico de Santo Domingo. As refeições e as bebidas estavam incluídas no pacote. O restaurante era todo decorado estilo anos 50. A refeição era self service e ao final poderíamos escolher uma sobremesa ou café expresso.

IMG_5499
Hotel Restaurant Saint Nicolas – foto retirada do meu SnapChat

Após o almoço fomos conhecer a Catedral Primada de América, Catedral de Santa María la Menor ou popularmente conhecida como Catedral de Santo Domingo. Ela fica no Parque Colón e é a primeira Catedral das Américas, fundada em 1.535. Na entrada entregam um áudio-guia contando a história da Catedral. É super válido escutar!

IMG_5469
Catedral de Santo Domingo – entrada de visitantes
IMG_5482
Catedral de Santo Domingo – fachada

Em frente a fachada da Catedral tem uma loja da Hard Rock, mas só vendem roupas, chaveiros, souvenir. Entramos e ficamos um tempo por lá curtindo o ar condicionado! hahaha

Após sairmos da loja da Hard Rock de Santo Domingo, fizemos uma rápida passagem pelo imponente Palácio Nacional, sede do Poder Executivo do Governo da República Dominicana e residência oficial do Presidente.

18582448_306892939760616_5286915762611991157_n
Palácio Nacional

Tirei até uma fotinha com o guardinha do Palácio. hahaha

DCIM146GOPRO
Palácio Nacional

Seguimos viagem para Punta Cana novamente. Chegamos ao resort perto das 20:00 jantamos e fomos dormir, afinal, acordaríamos de madrugada para embarcar para a Cidade do Panamá.

 

CONCLUSÕES SOBRE O PASSEIO: ao vender o passeio, eles me passaram a ideia de ser um passeio histórico, mas é muito mais comercial do que histórico. O guia para em algumas lojas de souvenir, sendo que poderíamos estar conhecendo outros pontos da cidade. Isso eu achei desnecessário! Não acho que o valor do passeio condiz com o que visitamos, mas em partes, matei a minha curiosidade de conhecer mais uma capital de país que estive.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.